BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ONDE FICA BALDIM





Onde fica Baldim
________________________________________________

- A Cidade: Baldim.
- Os Distritos: São Vicente e Amanda .
- Os Povoados: Vargem Grande, Botafogo, Mucambo, Gameleira da Palma, Alto da Cuia, Contagem, Gameleira de Santa Cruz, Sumidouro, Timóteo, Manteiga, Fortuna, Gentio, Rótulo, Poções, Capoeirão, Contagem, Patrimonio, João da Costa.
- Os municípios vizinhos de Baldim são:
a leste, Jaboticatubas;
 a oeste Jequitibá e Pirapama;
ao norte, Santana do Riacho;
ao sul, Funilândia e Matozinhos.

-  O Clima é Tropical Semi-úmido.
-  O Índice Pluviométrico Anual é de 1328,7 mm.
-  A Temperatura média anual é de 20°.
-  A média máxima é de 28°.
-  A média mínima é de 15°.
-  A População em 2008 era de 8549 habitantes.
-  A Área é de 556,4 km².
-  A Densidade Demográfica é de 14,44 hab./Km².
-  A Vegetação é de Cerrado, Matas ciliares e Pastagens.
-  O Solo é Argiloso.
-  A Altitude máxima é de 1105m, na Serra do Baldim.
-  A Altitude mínima é de 600m.

HIDROGRAFIA
-   O Córrego Grande banha a cidade de Baldim e o Córrego Trindade o Distrito de São Vicente.
- Outros Córregos do Município: Pontal, Santa Cruz, Gentio, Taboquinha, Azedo, Olhos D'água e Córrego Fundo.



21 comentários:

  1. Ione, tem uma poesia do Luisinho, filho de D. Wany Correa e Luis Soares, que fala bem onde fica Baldim, eu vou encontrá-la e postar, depois, ele contou que a escreveu quando participava de um congresso no Sul do País e no momento da apresentação quando ele disse que era de Baldim, muitos dos congressistas ficaram rindo falando que Baldim não tinha no mapa, me lembro que o final da poesia dizia que realmente, no mapa a gente encontra rios, montanhas, acidentes geográficos, cidades, mas nunca um pedaço do céu.
    Wellington

    ResponderExcluir
  2. Oi Wellington, fica registrado aqui que ficaremos aguardando a poesia do Luisinho, filho de D. Wany Correia e Luis Soares sobre Baldim. È como um lembrete para que não se perca, ok? Ione.

    ResponderExcluir
  3. as maiores graças que DEUS nos dá é conhecer pessoas com sabedoria, e DEUS me deu essa oportunidade, a AVÓ da minha esposa nasceu em BALDIM,uma senhora com caracteristicas inefaveis que me fez deslocar 800km num certo dia para conhecer o seu conviviu na infamcia,fiquei apaixonado por baldim, LUCIO ROSA,IVONE, SALIM E NENECA, ADRIANA E OS MENINOS, LUCIANO, MEUS AMORES AQUI A MINHA FIDELIDADE AO SEU POVO, ATÉ LOGO ESTOU COM MUITA SAUDADE.

    ResponderExcluir
  4. VALDETE DIAS MACHADO ARAUJO13 de dez. de 2009, 23:59:00

    OLÁ, MEU NOME É VALDETE. SOU SOBRINHA DE WALCENA MACHADO E MOREI COM ELA EM BALDIM DURANTE 08 ANOS. DESCOBRI ESTE BLOG ATRAVÉS DE MINHA AMIGA CLEUZA E GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE PASSAR MINNHA INFÂNCIA EM BALDIM FOI UM PRIVILEGIO. GOSTO MUITO DA CIDADE. SOU BALDINENSE DE CORAÇÃO.COSTUMO DIZER QUE SÓ MUDARIA DE BH SE FOSSE PRÁ VOLTAR PARA BALDIM. TENHO ÓTIMAS RECORDAÇOES, PRINCIPALMENTE DO TRABALHO LINDO QUE MINHA TIA FAZIA. APRENDI MUITO SENDO EDUCADA POR UMA PESSOA QUE SENTIA ALEGRIA EM FAZER O BEM. ELA SÓ SAIU DA CIDADE POIS JÁ ESTAVA VELHA E EU JÁ NAO MORAVA MAIS COM ELA. QUERO DEIXAR O MEU ABRAÇO A TODOS QUE SE LEMBRAM DE MIM E QUE POR VENTURA ESTEJAM LENDO ESTA MENSAGEM.ADOREI A INICIATIVA DA CRIAÇÃO DO BLOG.

    ResponderExcluir
  5. Oi Valdete, continue seguindo nosso Blog e mantenha-se bem informada sobre o que está rolando por aqui. Pra matar a saudade...venha nos visitar e rever os amigos. Para participar escreva suas lembranças da D.Walcena e publicaremos no Blog. Ela fez um trabalho muito bonito aqui.Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  6. Oi Anônimo, pessoas e lugares fazem pequenos e grandes momentos insquecíveis.Os amigos que você citou continuam aqui a espera de mais uma visita sua.Enquanto não puder vir acompanhe as notícias pelo nosso Blog. Obrigada pela participação, Ione.

    ResponderExcluir
  7. D.Ivone,e colaboradores parabéns por este blog. Baldim estava mesmo precisando de espaço na net,valeu mesmo!
    Mas tenho uma critica construtiva, na coluna gente notável ( saúde) vocês esqueceram de citar um nome de um BALUARTE na saúde baldinense; Dr GEASY XAVIER fundador do primeiro hospital de Baldim! vamos fazer justiça,

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônimo,
    não se assuste ao receber minha resposta ao seu Comentário, é o Blogger quem faz o encaminhamento e você continua Anônimo.Acho interessante, como Anônimo fica-se mais a vontade para participar. Na verdade, eu deixo uma isca pra provocar a participação dos leitores, no seu caso vc pegou um peixe grande.Quem pega o peixe fica responsável pelo perfil dele.Escreva o que você sabe sobre o Dr. Geasy e mande pra nós pelo "Comentários". Tá faltando outro "peixão" na área da Saúde... Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ione,
    Meu nome é Geraldo dos Reis nasci em Jequitibá, morei em São Vicente, minhas irmãs Eulina e Valentina trabalhavam em uma fábrica de tecido.
    Eulina é madrinha de Alfif Filha de Benedito e Auzira. Estamos morando atualmente em São Paulo mas com a cidade de Baldim no coração. Abraços e parabéns pelo blog, pois assim tenho uma maneira de reviver o passado de minha família.
    Abraços Geraldo

    ResponderExcluir
  10. Oi Geraldo, foi um prazer receber sua mensagem e espero que continue em contato conosco para contar os "causos" de São Vicente. Eu nasci lá, meu pai, conhecido como Chico do Escritório, trabalhou 35 anos na Fábrica de Tecidos, suas irmãs devem ter conhecido ele. Elas também devem ter histórias pra contar.Por mais simples que possa parecer a história, vai enriquecer nosso Blog.Bjs. Ione

    ResponderExcluir
  11. D.Ione e idealizadores do blog,parabéns por este espaço na internet gostei muito e estou divulgando o blog a todos amigos ,baldinenses ausentes, etc...
    Mas tem uma correção a ser feita no que diz a respeito povoados do município.no blog a comunidade de perobas está pertencendo a Baldim, mas a verdade que este povoado pertence a Jequitibá. desculpe tentar corrigilos mas temos que opinar fazendo o melhor.abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anônimo, não tem que se desculpar, o que você chama de correção nós chamamos de participação e agradecemos por isto. Estamos escrevendo juntos esta história e as informações tem que ser corretas para mostrarmos um bom trabalho. Obrigada por divulgar o Blog e continue ligado.Ione

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião, peixão na área da saúde é ITON REIS, que além de colocar a mão na massa, sempre que teve oportunidade como Prefeito, colocou a saúde em primeiro lugar, não só nos palanques mas na prática, respeitando a população, oferencendo um serviço simples, mas de boa qualidade, sempropagandas enganosas nem intenção de proveito político ou pessoal.Parabéns Iton, você foi e sempre será o prefeito, o farmacêutico, o amigo...

    ResponderExcluir
  14. Oi Anônimo, concordo plenamente com você que o Iton Reis é parte importante da história da Saúde de Baldim. Reconhecido e respeitado pela população como Farmaceutico, além de Amigo incontestável e com uma história de vida de fazer inveja a qualquer Político. A sua carreira política foi uma decorrência natural de sua vida dedicada a Saúde da população. Portanto não há o que contestar.Ione.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ione! Parabéns pelo blog! Meu nome é Rejane e ao que tudo indica minha mãe foi sua colega de escola. O nome dela é Maria José Moreira (qdo solteira) e meu pai, infelizmente já falecido, é Divino Francisco da Silva (Divininho. Acho que era assim que o chamavam!)
    Estou tentanto reunir informações sobre São Vicente e foi assim que descobri seu blog.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rejane, este mundo da Internet torna-se pequeno com um contato como o seu.Basta uma dica pra puxar as gavetinhas da memória de infancia. Se não me engano, seu pai jogava voley conosco, era branquinho e ficava vermelho de timidez.Confirme se estamos falando da mesma pessoa.Peça a sua mãe pra contar algum causo daquele tempo.Dê uma dica dela, tipo, onde morava....Temos muito o que contar sobre São Vicente, o retorno é lento mas a gente chega lá.Divulgue nosso Blog, em breve vc poderá usá-lo com fonte de suas pesquisas.Mantenha contato, obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ione! Que bom que repondeu! é o papai (Divino) era assim mesmo: branquinho e mt tímido. A mamãe (Mª José, a "Cotinha") morava na Rua da Grota e parece que vcs estavam sempre juntas e tb com outras amigas da escola (Selma Ribeiro e Leopoldina, chamada de "Crioula"). O papai morava numa rua que não me lembro o nome, mas ficava em frente à casa do Sr. Zé Teixeira. Nesta casa ainda moram parentes nossos: a "Da Luz" viúva do querido e saudoso Tio Juca, falecido num acidente ano passado.
    Bem, é isso!Gde abraço e inté!

    ResponderExcluir
  18. Ah Ione! Lendo mais coisas no blog, vi que vcs falam dos músicos de Baldim. Pois é, o Níveo é meu primo. Filho de Tio Zé de Antero e da Tia Geni, irmã de minha mãe (Mª José.
    Abraço.
    Rejane

    ResponderExcluir
  19. Oi Neka,que pena o Divino não estar mais conosco,tenho boas lembranças dele.Ele tinha um irmão chamado Armando, que trabalhava com meu pai, no escritório, e o Joãozinho, o mais bonitinho.Soube do seu Tio Juca também. Eles moravam na rua da Lavoura,perto da Judith, dos Nogueira, do Gabriel.Meu pai era muito bravo com as filhas, mas se o Divino tivesse junto ele deixava a gente sair com ele.Sua mãe, Cotinha, da rua da Grota, a Divina de Alípio também morava lá, e a Crioula e a Selma,bons tempos aqueles.Temos muita coisa pra lembrar.O seu primo Níveo é o melhor cantor da cidade. Continue em contato.Bjs.Ione

    ResponderExcluir
  20. De IoneBH para IoneBaldim: adorei seu blog e vi tambem o programa de TV sobre a cidade e seus famosos doces.. um abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi IoneBH, então, ficou com desejo de comer nossos docinhos, você não sabe o que está perdendo, venha té aqui e experimente todos. Obrigada pelos elogios ao Blog. Continue acompanhando e faça-nos uma visita. O Blog lhe dá todas as dicas para um bom passeio. Bjs. IoneBaldim.

    ResponderExcluir